segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Maximize seus resultados #3 (Suplementação)

No artigo #3 da série de “Maximize seus Resultados” vamos falar sobre suplementação. Aprenda a elevar a sua performance ao máximo com uso de suplementos. Maximizando o ganho de massa e força.

Se você não treinar, comer ou descansar corretamente, nem anabolizantes podem te ajudar, imagine meros suplementos ? Muita calma na hora de gastar dinheiro com suplementos, pois se você não tem disciplina para treinar corretamente, se alimentar corretamente(comendo proteína e carboidratos bons e não porcarias) , não adianta gastar um tostão em suplementos, pois o seu dinheiro vai todo pro lixo. Também não adianta gastar R$200 em suplementos e chegar no final de semana e mandar a boa cervejinha acompanhado de mandioca frita.

Segue a lista em ordem de importância, com os fatores que vão determinar se você vai ganhar massa muscular ou não:

1º Treinamento
2º Alimentação
3º Descanso
4º Suplementação

Como vocês podem ver suplementação está em último. Como o próprio nome já diz, suplementação é apenas um complemento, é aquilo que vai te dar apenas um empurrãozinho no que a sua dieta falhar e não o contrário como várias pessoas estão fazendo, que é consumir mais suplementos do que comida de verdade.Suplemento não é comida, e não existe um atleta que tenha conquistado um corpo dotado de massa que consumisse apenas suplementos, muito pelo contrário, na época de muitos atletas nem sequer existia suplementos, a única coisa disponível era o bom e velho peito de frango e é o mais efetivo até hoje. Mas vamos parar de criticar os suplementos, vamos aprender como usá-los de forma efetiva possível.

Suplementado as Vitaminas e Minerais

As vitaminas e minerais são vitais para a manutenção do nosso corpo e mente, sem eles a nossa recuperação pode ser prejudicada. Se você estiver com uma dieta restritiva, com muito peito de frango e batata-doce por exemplo, você pode usar um suplemento polivitamínico para complementar a sua dieta e não faltar nenhum nutriente, assim maximizando a recuperação do seu corpo.

Suplementação Pós-Treino

O momento imediato após uma sessão de treinamento é sem dúvidas muito crítico, o seu corpo está clamando por nutrientes e está em estado catabólico (usando sua própria massa muscular para sustentar as necessidades do corpo), para quebrar este estado usamos o famoso coquetel chamado Shake Pós-Treino, que consiste em usar um carboidrato de alto índice glicêmico e uma proteína de rápida absorção.

Carboidrato de alto índice glicêmico = Dextrose - Usamos a dextrose para repor a perda de glicogênio durante o treino, de forma simples, apartir do momento que você ingerir a dextrose o seu corpo vai parar de usar a própria massa muscular para sustentar o corpo e vai usar a dextrose.

Proteína de Rápida Absorção = Whey Protein - Usamos o Whey para aproveitar o momento em que o corpo mais precisa de proteína, nada melhor do que uma proteína de rápida absorção.
Não se esqueça que o shake deve conter sempre estes dois suplementos, se você tomar apenas Whey Protein, ela será usada como se fosse carboidrato para suprir a falta de energia que é muito maior, ou seja, desperdício de dinheiro.

Suplementação antes de dormir

Antes de dormir o ideal é a ingestão de uma proteína de lenta absorção, livre de carboidratos. Um ótimo exemplo(e barato) é albumina, mas tem que ser sem sabor, as com sabor contem muito carbo e isso vai prejudicar os seus resultados.

Suplementação ao acordar

Ao acordar, você também pode consumir uma proteína de lenta absorção e também pode, alias, deve consumir carboidratos. Um shake contendo albumina, leite desnatado e farinha de aveia é o mais indicado.

Conclusão

Suplementos estão longe de fazer milagres, todos os produtos citados no artigo são os que realmente pode lhe dar um empurrãozinho a mais. Se você realmente quer maximizar os seus ganhos é só aprender a usar os suplementos com sabedoria, as dicas foram dadas.

Nenhum comentário: