segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cafeína, bom ou ruim?

Os benefícios da cafeína

Alguns discutirão dizendo que a cafeína não é uma droga. Porém, todos os profissionais da área médica concordam que o termo “droga” pode ser usado pra qualquer substância capaz de alterar o humor, percepção e pensamento de uma pessoa, o que é o caso da cafeína. Apesar da sua popularidade, vários cientistas desde o passado até os dias atuais levantam questões sobre a segurança da cafeína, se ela é benéfica ou maléfica ao nosso corpo. Quais são os riscos vs. benefícios para aqueles que consomem cafeína ?

Estudos comprovam que a cafeína tem efeitos positivos no sistema respiratório. Ela é capaz de reduzir os sintomas da asma. A cafeína também pode gerar um feito muito positivo nos vasos sanguíneos do cérebro, que quando estão dilatados geram dores de cabeça, a cafeína funciona como um constritor desses vasos o que faz com que a dor de cabeça vá embora.

Beber café ou bebidas com cafeína pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, esta descoberta tem base em um estudo feito com 126.000 homens e mulheres, os resultados mostraram que pessoas que não tem cafeína na dieta tem uma maior probabilidade de desenvolver a diabetes tipo 2 do que as pessoas que consomem.

Outra vantagem em usar cafeína é a habilidade de prevenir ou interromper a propagação do câncer de pele. Pesquisadores americanos chegaram a essa conclusão testando ratos com tumores na pele, depois do uso da cafeína nos ratos houve uma diminuição efetiva nas células cancerígenas sem prejudicar o resto do corpo.

Os malefícios da cafeína

Não há muito o que colocar contra a cafeína, mulheres tem um risco maior ao usar cafeína devido a sua ligação com a concepção e desenvolvimento de um ser humano, no caso da gravidez. O uso abusivo de cafeína durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto. Cafeína também é uma substância que cria dependência, tanto psicológica quanto física, uma pessoa que utiliza cerca de 100mg de cafeína diariamente já pode criar dependência pela substância. E ao tentar suspender o uso, a pessoa dependente pode sentir alguns efeitos colaterais como: dores de cabeça, mudança de humor, náuseas e até vômitos.

Referências

1. Caffeine and Diabetes Risk. The Lancet 363.9403 10 Jan. 2004: 137. General
2. Magazines. WebPALS. Ridgewater College Lib., Hutchinson, MN. 15 Mar. 2004 http://www.pals.msus.edu/webpals/home.html.
3. Caffeine Habit Is Tough To Kick. USA Today 132.2701 Oct. 2003: 4. General
4. Magazines. WebPALS. Ridgewater College Lib., Hutchinson, MN.
5. 15 Mar. 2004 .
6. Colino, Stacey. Caffeine New Perks: Surprise! Your Favorite Drug Is Actually Good
7. For You.�? Marie Claire 10.3 Mar. 2003: 261+. General Magazines. WebPALS.

Nenhum comentário: